Merchandising

 

Merchandising é qualquer técnica, acção ou material promocional usado no ponto de venda que proporcione informação e melhor visibilidade a produtos, marcas ou serviços, com o propósito de motivar e influenciar as decisões de compra dos consumidores. O termo correto usado nos Estados Unidos é "Product Placement". 

Trata-se por outras palavras de um conjunto de actividades de marketing e comunicação destinadas a identificar, controlar, ambientar e promover marcas, produtos e serviços nos pontos de venda. É responsável pela apresentação destacada de produtos na loja, criando espaço e visibilidade, de maneira tal que acelere sua rotatividade. (Wikipedia)

Beneficios do merchandising (objetivos) :

 

  • Maximizar o volume das vendas no geral ou de produtos específicos como por exemplo com sazonalidades, stocks elevados, produtos sem rotatividade e para escoar, etc...
  • Valorizar a imagem de marca
  • Desenvolver relações de parceria com a distribuição

Os objetivos para sí com o Merchandising são vastos:

 

  • Venda do conjunto de produtos do local de venda
  • Maximizar a rentabilidade dos seus investimentos (assegurar através do merchandising a venda de produtos com uma forte margem bruta ou produtos que tenham uma rotação rápida de stocks, de forma a reduzir custos financeiros)
  • Oferecer o máximo de satisfação aos clientes (ver o merchandising como um meio de facilitar a escolha)

Existem dois tipos de merchandising:

 

  • De sedução (Visual Merchandising): Pretende criar um ambiente e exposição apelativo, favorecendo a compra
  • De organização/gestão: Centra-se na rentabilidade do espaço comercial / loja

É precisamente nestas duas vertentes de Merchandising que a Boxflow exerce o seu trabalho. A Boxflow efectua um estudo de Merchandising que identifica por linear e por prateleira as vendas que efectua, sugerindo através de dados concretos alterações na exposição dos produtos que visa o aumento das vendas. Com este serviço propomos:

  • Aumentar a rentabilidade por metro linear.
  • Aumentar as vendas dos produtos expostos.
  • Melhorar a organização dos produtos e das categorias.
  • Reforçar o serviço prestado aos utentes

No nosso plano de Merchandising, para além da avaliação constante, sugerimos a colocação de produtos em áreas específicas do seu estabelecimento, executando um plano de implementação e considerando factores como por exemplo:

  • Sazonalidades
  • Produtos sem rotatividade
  • Produtos com elevado stock
  • Produtos a promover estrategicamente
  • Cross-Selling

Estamos certos que conseguimos fazer mais pela sua loja, pelo seu estabelecimento comercial com técnicas de Merchandising. Temos especialistas com muitos anos de experiência e tratamos desde o mais pequeno estabelecimento até lojas com várias centenas de metros quadrados Consulte-nos sem compromisso!